Madeira tratada com óleo

07-04-2010 01:43


Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e convidativo e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para mantê-los bonitos.

Tome cuidado para não passar cera em um móvel encerado. A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça.
Para remover manchas brancas de móveis encerados, por exemplo aquelas deixadas por copos molhados, coloque dentifrício em um pedaço de pano e esfregue o local. Ou esfregue as manchas brancas com um abrasivo suave e óleo. Os abrasivos recomendados são cinzas, sal, bicarbonato de sódio ou pedra-pomes; entre os óleos estão o azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha.

Madeira pintada

Para móveis de madeira pintada, a melhor maneira de cuidar deles é provavelmente a mais simples porque alguns lustra-móveis e ceras podem danificar a cor e a decoração.

Passe o aspirador de pó nos móveis regularmente usando a escova acessória; de vez em quando, passe uma esponja para remover manchas e marcas de dedos.
Se você achar que deve usar cera, use uma cera sólida apenas uma vez ao ano.

Madeira envernizada

Esse tipo de móvel tem acabamento em verniz, laca ou cera. Qualquer lustra-móveis disponível no mercado limpa rapidamente as superfícies de madeira. Escolha um produto adequado para o acabamento de seus móveis. A cera sólida dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray, e é recomendada para móveis antigos.

Se você usar luvas de algodão para encerar os móveis, eles não ficarão marcados com impressões digitais.
Salpique amido de milho na superfície de móveis recém envernizados, e esfregue para obter mais brilho. O amido de milho absorve o excesso de óleo ou de cera e deixa a superfície brilhante e livre de marcas de dedos.
Limpe móveis de madeira envernizada com um pano embebido em chá, depois passe outro pano seco para dar brilho.


Madeiras especiais


As madeiras especiais usadas na fabricação de móveis são vime, rattan, bambu e junco. Esses móveis costumam ter um acabamento natural, mas algumas peças recebem uma mão de verniz ou de laca.

Passe o aspirador de pó regularmente com a escova acessória.
Com a exceção de assentos de cadeiras que se danificam com a umidade, às vezes enxágüe madeiras especiais com água para restaurar a umidade das fibras.
Molhar assentos de bambu os deixa mais rígidos; vaporize o lado não envernizado com água e deixe secar naturalmente.


—————

Voltar


Compare Produtos, Lojas e Preços